1) Sensibilização: Esta parte do projeto prolonga-se por toda sua duração. É onde estão contidas as questões centrais, os conteúdos conceituais necessárias para que o projeto proporcione uma experiência prática (imersão cultural) subsidiada e norteada por uma rede de compreensão que acolha da melhor forma todos os efeitos proporcionados pelo projeto.
2) Imersão cultural: Esta parte do projeto será realizada em campo. É o momento em que a visão construída na sensibilização se voltará para o mundo real, buscando na experiência prática a confirmação e o confrontamento das questões levantadas.
3) Logística do projeto: Esta parte do projeto apresenta os procedimentos e cuidados necessários para o bom andamento do projeto.
4) Questões problema
5) Mecanismos de avaliação
Etapas do projeto:
Passos da Sensibilização
Eixo temático: Constituição das linhas gerais que caracterizam os Modos de Vida e Visão de Mundo da contemporaneidade.
Conceitos estruturantes: Modo de Vida – Visão de Mundo – Ruptura histórica – Modernidade – Projeto Moderno
Conteúdo :
-“Introdução à modernidade e ao humanismo: O que é ser moderno?”
Textos utilizados:
- Luc Ferry – “Aprender a viver”. Cap 4 ( O humanismo ou o nascimento da filosofia moderna)
- David Harvey – “A condição pós-moderna”. Parte I (Modernidade e modernismo)
Filmes utilizados :
- “Notícias de uma guerra particular”
Questões motivadoras:
- O que é ser moderno?
- O que é visão de mundo, modo de vida e ruptura histórica?
- Quais são a implicações existências da nova concepção de tempo da modernidade (progresso)?
- Quais foram as contradições encontradas entre o discurso moderno e suas práticas sociais?
1.2)
Eixo temático : As relações de poder na contemporaneidade
Conceitos estruturante: Poder – Estado- Instituições – Economia
Conteúdo: Pensar a economia como instituição dominante da contemporaneidade, que tem por função regular as relações de poder nas formas de organização sociais atuais.
Textos utilizados:
- Gérard Lebrum – “ O que é Poder?” (fragmentos)
- Michael Foucault – “Vigiar e punir” (sobre o papel das disciplinas: sociedade disciplinar - panóptico)
Filmes utilizados : Zeitgeist
Questões motivadoras:
1.3)
Eixo temático : Os efeitos produzidos nas formas de organização social contemporâneas: fotografia da realidade brasileira em relação às questões de exclusão social.
Conceitos estruturantes: Exclusão Social – Neoliberalismo – Trabalho – Relações sociais
Conteúdo: Elucidação das contradições sociais, dos efeitos desumanos e inconfessáveis que são produzidos nas sociedades capitalistas contemporâneas. Buscar esclarecer qual é a função produtiva que a exclusão social desempenha em nossa sociedade, trazendo a tona sua relações com a economia, com o aparelho judicial (produção de marginalidade) e com a instância subjetiva.
Textos utilizados: Mariangela Belfiore – “Refletindo sobre a noção de exclusão social”
Filmes utilizados:
- Documentário – “ Homens invisíveis”
Questões motivadoras:
- O que é exclusão social?
- Qual é atual situação da exclusão social em nosso país?
- Quais são as políticas econômicas-sócias que geram exclusão?
- Qual a função da exclusão social em nossa sociedade?
1.4)
Eixo temático : Ação política: posicionamento e escolha
Conceitos estruturantes: Escolha – Ação política – Desejo – Subjetividade – Singularidade – Ética – Alteridade – Micro Política
Conteúdo: Busca pela compreensão da idéia de Micro Política, como mecanismo de funcionamento da política dominante e como elemento de resistência nas sociedades contemporâneas. Neste sentido, pretendemos esclarecer a função da escolha em ações políticas, assim como seus efeitos nos âmbitos individuais e sociais.
Além disso, torna-se necessário discutir o que é ética, para que assim possamos pensar coletivamente na diferença entre uma postura ética frente a uma postura moral.
Textos utilizados:
- Ruben Alves – “Meu coração fica junto com o coração dela”
- Fragmentes do texto “Micro política” de Michael Foucault
- Fragmentos do texto de Roberto Machado “Deleuze a arte e a filosofia”( diferença entre ética e moral)
Filmes utilizados:
- “A revolução dos cocos”
Pontos de atenção : Pensar como a compreensão da nossa organização social, em relação com as questões da exclusão social, geram a motivação necessária para a existência de projetos como do teto. Neste sentido, buscamos esclarecer quais são as motivações políticas praticadas por projetos desse cunho, trazendo à tona suas justificativas, assim como seus efeitos nos âmbitos individuais e sociais. Compreensão de que somos por essência, pelos simples fato de coexistirmos, seres políticos, assim como nossas atitudes (ou falta delas). Buscando relacionar e entender que nossos atos nada mais são do que a tradução de nosso entendimento da realidade. Confrontar a forma que estes alunos entendem e se posicionam dentro da organização social atualmente frente a outras possíveis.
Questões motivadoras:
- Quais são os fatores que motivam as ações das pessoas? Quais são suas origens? (tomar motivação como causa das ações – relação causa e efeito entre motivação e ação) Quais são suas motivações pessoais?
- O que é política?O que é uma ação política? Existem ações não políticas?
- Qual o sentido político de uma escolha? Qual sua função política? Entendimento do conceito escolha - Definição do conceito: Escolha é atualização de uma das tendências compostas por campos de possibilidades. Tais campos compõem-se por duas interfaces coexistentes, operando em constante troca e intervenção mutua. Essas interfaces podem ser compreendidas da seguinte forma: por um lado temos um capo de possibilidades atual, estabelecido em um meio social e, por outro, temos um campo de possibilidades virtual, entendido como linha de fuga do campo atual.)
- Em que, a compreensão de nosso contexto histórico e das formas de organização social em que vivemos, interfere em suas escolhas e ações? Como formar uma postura ética em função dessa compreensão?
1.5)
Eixo temático: Campo de possibilidades para intervenção social : apresentação de projetos, vivências e caminhos possíveis.
Conceitos estruturantes: cidadania – motivação pessoal – organizações independentes
( EX: ONG) – Culpa social – assistencialismo.
Conteúdo: A apresentação do projeto da ONG “Um teto para meu pais” será realizada sob diferentes pontos de vista. Em primeiro lugar será apresentada a vivência de um voluntário por meio de um relato direto da experiência. Em segundo lugar vamos apresentar, em linhas gerais, o trabalho do “TETO”, suas formas de atuação e as diferentes frentes de seu projeto.
Questões motivadoras:
- Questões preparados pelos alunos.
- Quem somos nós?
- O que fazemos?
- Como Fazemos?
- Quais são as motivações da instituição?
- A forma de atuação do teto é de caráter assistencialista?
- Por que uma casa e qual sua relevância?
- Por que as pessoas buscam iniciativas como a do teto? Quais as motivações desse tipo de atuação social (somos auto-complacentes? Essa questão é uma saída para discutir a questão da culpa social de nossos tempos?)
- O que se ganha com um trabalho voluntário? o que se oferece? Qual é o compromisso que se tem com um trabalho voluntário?
- Debate crítico sobre as formas de atuação da ONG (Humanização do “teto”)
1.6)
Fechamento: Debate crítico sobre o campo de possibilidades aberto pelo projeto.
Eixo temático: Cumplicidade: Culpa e má consciência ou escolha responsável e ação criativa?
Conceitos estruturantes: Culpa – má consciência – força ativas – forças reativas
Conteúdo: pretendemos aqui trabalhar a questão da cumplicidade, como um dos aspectos centrais e mais importantes desse projeto. Certamente não visamos a produção de sentimento de culpa, pois trabalhamos contra ela o tempo todo. Ainda assim, conscientes ou não, participamos da mesma sociedade que produz, segundo políticas inconfessáveis, condições de vida de sobrevivência. Todos sabemos disso, convivemos com isso, até nos acostumamos com isso. Logo, ou agimos no problema buscando soluções ou somos coniventes. Não queremos dizer com isso que todos devemos fazer trabalhos voluntários, pois isso é opção de cada um, mas nossas escolhas, os valores que partilhamos e a direção que damos para nossos desejos podem e deveriam ser repensadas quando sabemos o que implica participar de uma sociedade como a nossa.
Textos utilizados:
- Friedrich Nietzsche – A genealogia da moral (segunda dissertação)
Ponto de atenção: Buscar, por meio do debate crítica sobre as motivações e ações da instituição, assim como de nossas próprias ações, mostrar quais são os pontos de vulnerabilidade tanto nas ações políticas, como nas ações de instituições como o “teto”.
Questões motivadoras
- Quais são os efeitos da atuação do teto?
- O modelo de intervenção do teto é de fato efetivo? Cumpre sua proposta?
- As motivações da ONG são válidas?
- Porque oferecer uma casa? Qual a relevância dessa ação? Quais são os efeitos gerados em sua produção?
Imersão cultural: Primeira ida a campo - início da criação de pontes entre mundos distantes e coexistentes
2.1) Preparação
-Debates sobre o questionário de detecção e as práticas necessárias para sua adequada aplicação
- Existem possibilidades de acrescentar algum ponto ao questionário? (novas questões que possam alimentar o projeto – criar um questionário paralelo)
- Questões de logística
Conversa a apresentação do teto para os pais
2.2)Visita à comunidade – Detecção
- Aplicação dos questionários em famílias
- Pensar nas questões de logística
2.3)Construção
- Workshop de construção e medidas de segurança
- Intervenção direta
2.4) Acompanhamento
- Volta à favela
Logística do Projeto
Questões problema – efeitos colaterais do projeto
Como lidar com as questões de culpa social e vitimização?
Como lidar com os efeitos da profundidade e possível violência das experiências geradas pelo projeto?
Como criar meios de acolhimento e expressão para as novas experiências?
Como envolver diferentes partes da comunidade educacional para dar consistência ao projeto? Escola, família e sociedade.
Escolhas da comunidade: escolher as comunidades onde o teto já tem maior atuação e mais tempo como critério de segurança
Como tornar o projeto financeiramente viável?
Questões levantadas:
O inicio da discussão sobre culpa e má consciência deve ter início logo após a primeira enquete- detecção -, pois é um dos momentos de maior impacto.
Esse impacto provem do fato de que a família beneficiada está sendo visitada em sua situação real: E, além disso, existe uma escolha a ser feito que acaba excluindo outras famílias que também têm necessidades.
Orientação para a observação do meio visitado: direcionar o olhar, não fechar o olhar das crianças em função do sofrimento e da pobreza. Manter o foco no que há de detalhes humanos. Buscar nessa observação os pontos de proximidade e os de distanciamento.
Questão dos pais: pensar em como apresentar o projeto para os pais? Como acolher os medos?
5) Mecanismos de avaliação
- Possíveis atividades: Criação de um blog/comunidade de investigação, denúncia e troca de idéias em relação aos questionamentos levantados pelo projeto. Aqui já criamos um meio de expressão, visibilidade, avaliação e produção para que os alunos possam expandir a discussão para fora da escola.
- Utilização de formas multimídia de registro das experiências. Buscar a criação de registros criativos e produtivos, como meio de expressão para a experiência proporcionada pelo projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário